SEJAM BEM VINDOS!

TUDO SOBRE: Direitos e Deveres de Crianças e Adolescentes, Informações, Utilidade Pública, Entretenimento, Cidadania, Política, Polícia, Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Social e Saúde.

terça-feira, 31 de maio de 2011

31 DE MAIO: PROERD realiza caminhada do dia Munidial de combate ao Fumo

Soldado Neuton - instrutor do PROERD

Maurício Lima do Conselho Tutelar

Na manhã desta terça-feira 31 de maio, é comemorado o DIA MUNDIAL CONTRA O TABAGÍSMO, e aqui em Coelho Neto foi realizado uma caminhada nas principais ruas e avenidas da cidade, uma iniciativa do PROERD-Programa Educacinal de Resistência as Drogas e a Violência da Companhia de Polícia Militar de Coelho Neto, nos trabalhos de frente estava o soldado Neuton e o comandante Luis Rodrigo, este evento teve parcerias da Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar - SEMASSA, Conselho Tutelar e Pro-jovem, alé das escolas que trabalha com o Proerd.
Foi um momento de concientização da população sobre este ato ipugnante em nossa sociedade, como diz uma frase, "MIL AMERICANO PARAM DE FUMAR TODOS OS DIAS, MORRENDO" e FUMAR NÃO É QUESTÃO DE HÁBITO, É QUESTÃO DE ÓBITO".

Histórico sobre este dia.
Hoje é o dia mundial de combate ao fumo e como já disse aqui no blog o tema em destaque escolhido pela OMS está relacionado aos jovens e a importância da proibição da publicidade de produtos de tabaco.

No Brasil desde 2000 está proibida a propaganda de cigarros na TV, cinemas, outdoors, mas ainda é permitida em pontos internos de venda, o que vem sendo muito explorado pela indústria de tabaco.

A ACTbr divulgou nesta semana que existe na justiça uma ação da indústria onde questiona a restrição à propaganda alegando inconstitucionalidade (ADIN). Na prática isto significa que há um risco de um gigantesco retrocesso caso ganhem esta causa. Particularmente não acredito que isto aconteça, acho que a população brasileira já têm clara consciência dos males do tabagismo e da importância da proibição da propaganda como forma de evitar o estímulo ao consumo e iniciação por crianças e jovens. Mas é bom nos manifestarmos a respeito e foi o que a ACTbr fez, solicitando seu ingresso na ação como terceiro interessado e apresentando seus argumentos no sentido de apoiar a manutenção das restrições à publicidade de cigarros.

Estamos fazendo a nossa parte, assim como muitas outras organizações e empresas que cada vez mais se conscientizam e participam. Como exemplo, reproduzo abaixo cartaz da Faculdade Belas Artes destacando o tema e parabéns a todos que se engajam neste desafio!

Fonte: Aliança de controle do Tabagísmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário